Campanha Cidade Lima

Mobilizar e conscientizar a população sobre a importância de preservar a cidade é o foco principal da Campanha Cidade Limpa, lançada pelo Município de Brotas de Macaúbas, através das Secretarias Municipais de Obras e de Meio Ambiente.

A proposta da campanha Cidade Limpa tem como objetivo, desencadear um processo de mobilização social mediante ações educativas que além de promover a informação, visa a adoção de novos hábitos da população, com o intuito de diminuir e sanar os problemas causados pela disposição inadequada de resíduos de construção civil e doméstica, entulhos, galhos de árvores nas vias públicas, entre outros. E ainda conscientizar a população sobre as responsabilidades individuais do cidadão e do governo municipal, conforme determina o Código de Posturas do Município.

A ação é de iniciativa do Prefeito Litercílio Júnior, que, preocupado e atento com a situação em que encontra-se a cidade, convocou a equipe de governo, para discutir a melhor maneira de educar e conscientizar a sociedade dentro das limitações do município com base na Lei municipal. Pois, entende que a gestão está fazendo sua parte em manter a cidade limpa e cumprindo as obrigações quanto governo, mas para conseguir alcançar o objetivo é necessário  a conscientização da sociedade para que esta também faça a sua parte. A partir disso, as Secretarias de Obras e Meio Ambiente uniram as forças para desenvolver essa ação educativa com a população, envolvendo também nessa força tarefa, os agentes de limpeza urbana.

A campanha será dividida em etapas, sendo: a primeira disponibilizar o fácil acesso do Código de Posturas do Município, a segunda divulgação de ações educativas via redes sociais e spots para orientar sobre o assunto, palestras nas escolas, e a terceira, a fiscalização do comportamento da sociedade perante o que foi divulgado e diante da insistência pelo não cumprimento da norma, o infrator será notificado e punido nas formas da Lei vigente. Inicialmente, o Código de Posturas já foi disponibilizado na semana anterior, nos veículos de comunicação da Prefeitura Municipal (www.brotasdemacaubas.ba.gov.br; www.facebook.com/prefeituradebrotasdemacaubas). O intuito do acesso à Lei é para o cidadão ter conhecimento sobre as normas disciplinadoras de limpeza das vias públicas, bem-estar, licenças e alvarás, bem como as correspondentes relações jurídicas entre o Poder Público Municipal e os munícipes.

Nos próximos dias a Campanha vai ganhar as redes sociais, as peças possuem caráter informativo e educativo, que abordam diversos temas do cotidiano, como a necessidade de colocar lixo em dias e horários corretos, descarte de entulho em vias públicas, obrigação de possuir alvará para reforma ou construções, além de outras orientações.

Por fim, propomos que todos sejam multiplicadores da conscientização sobre a limpeza urbana, levando um leque de conhecimento e ações simples e práticas em prol de um ambiente mais sustentável. Assim, a ideia de lançar a campanha tem a preocupação de mobilizar a sociedade para manter a cidade limpa e organizada, bem como para atuar em defesa da eliminação de focos transmissores de doenças e em ações de preservação do meio ambiente. Contudo a Gestão Terra de Gente Feliz espera que a campanha tenha um retorno positivo para a conservação da cidade.

Prefeitura de Brotas de Macaúbas – Terra de Gente Feliz

ASCOM – PMBM

COMPARTILHAR