SEINFRA inicia manutenção no aeródromo

Após anos inoperante, a Secretaria de Infraestrutura da Bahia – SEINFRA, inicia reforma e manutenção no aeródromo do município de Brotas de Macaúbas.

A Seinfra está investindo desde o final do ano anterior, um valor de R$ 8 milhões – recursos próprios do Estado – para sanar os problemas dos aeródromos que podem ser recuperados, o objetivo é que com este valor sejam realizados todos os reparos necessários para o funcionamento seguro do local e o montante será designado para nove localidades, quais sejam: Brotas de Macaúbas, Ibotirama, Itaberaba, Carinhanha, Castro Alves, Belmonte, Canavieiras, Prado e Valente.

No dia 13 de outubro de 2017, o Diretor de Terminais da SEINFRA, o Sr. Denisson de Oliveira se reuniu com o Prefeito Litercílio Júnior para explicar-lhe as razões da reforma. Na oportunidade ressaltou a importância do aeródromo no Estado, tendo vista, ser um campo de aviação construído em um local estratégico da Região da Chapada Diamantina, entretanto, expôs também o posicionamento da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC quanto à reforma, pois, se esta não for realizada, o Município perderá definitivamente o seu campo de aviação.

Importante lembrar que o aeródromo é patrimônio da União, contudo, a exploração do mesmo foi delegada ao Estado da Bahia por meio do Convênio 105/2015, ficando sob a responsabilidade do Estado o dever de reforma, administração, regularização, manutenção, operação e exploração econômica como também as despesas relativas, cabendo apenas ao Município manter a preservação e fiscalizar para que não haja quaisquer situações que possam impedir o efetivo funcionamento, inviabilizando o pouso das aeronaves, conforme determinado por Portaria.

No entanto, é importante que a sociedade entenda a necessidade do Governo do Estado em manter o funcionamento adequado do aeródromo e seguir as normas do órgão. O funcionamento do aeródromo é um ponto positivo para o município que após liberação da ANAC (Agência Nacional e Aviação Civil), será uma referência para a região e atenderá a necessidade dos municípios vizinhos, sendo extremamente importante para a acessibilidade por outros modais de transporte, sendo útil quando necessário o acesso rápido para o transporte de pacientes (emergência médica) ou de medicamentos, por exemplo.

ASCOM | Prefeitura de Brotas de Macaúbas – Terra de Gente Feliz

COMPARTILHAR