I Seminário em Saúde Mental em Brotas de Macaúbas

Com o tema “Construindo Vínculos e Promovendo Diálogos Fundamentais”, foi realizado o I Seminário em Saúde Mental para APS no município de Brotas de Macaúbas. O seminário foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, através do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), com o objetivo de instrumentalizar as Equipes de Saúde da Família sobre os cuidados em saúde mental.

A ideia deste seminário surgiu ano passado através do NASF, para que os profissionais pudessem ter um melhor preparo para acolher o paciente de saúde mental nas unidades. O encontro reuniu mais de 100 profissionais da saúde que atende por todo o município, desde a recepcionistas, a auxiliares de limpeza, até os médicos das equipes das Unidades de Saúde da Família. Foi um dia produtivo e de aprendizado, no qual vários profissionais de diversas áreas abordaram assuntos relacionados a Saúde Mental e gerou debates construtivos.

Na abertura do evento o Prefeito Litercílio Júnior esteve presente e parabenizou a equipe pelo evento, que com certeza é muito importante estar realizando estes encontros para desenvolver e desempenhar políticas públicas para a saúde do município. Ressaltou sobre o momento de crise no qual o município passa, que não é fácil gerir com essas dificuldades, mas que tem confiança na equipe.

A Psicóloga do NASF – Gisele Queiroz, disse estar feliz com o resultado do evento e que superou as expectativas. “Foi uma experiência muito boa, reunir as equipes de saúde era um anseio que foi realizado. Um momento rico, em que os profissionais trouxeram debates e conseguiram expressar suas experiências. Superou minhas expectativas e fiquei feliz em realizar esse evento em Brotas, com certeza deu um gás em todos para continuarmos seguindo em frente e prestando um bom serviço para a população”, concluiu Gisele.

Além dos profissionais da saúde, esteve presente o Prefeito Litercílio Júnior, Vice-Prefeito Júnior Feitosa, Padre Uelliton Matos, Secretários Municipais e equipes, e os Diretores da Integração Estágios, que na oportunidade entregaram o troféu para o Prefeito Júnior de “Prefeito Amigo do Estudante”, por ele ser o idealizador do programa de estágio no município.

Palestrantes: Jaciara Duarte (Enfª do município de Oliveira de Brejinhos), Gisele Queiroz (Psicóloga do NASF), Tamires Trindade (Enfª da USF José Barbosa Campos), Dr. Paulo Prado (Médico), Bruna Olímpia (Farmacêutica), Priscila Bastos (Psicóloga do CRAS), Dra. Casilda Ribeiro (Médica), Gilvan Gervásio (Enfº SAMU), Sandra Sá Teles (Assistente Social do CRAS), Sulamita Soares (Assistente Social do NASF), Emanuella Sodré (Odontóloga), Vânia Dourado (Odontóloga).

Prefeitura de Brotas de Macaúbas – Terra de Gente Feliz

 

COMPARTILHAR