Visita a nascente “Pau Louro”

Como parte da programação da Semana do Meio Ambiente, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA) e a Secretaria de Meio Ambiente, realizaram visita à Barragem do Pau Louro, umas das nascentes antigas do município. A visita teve o objetivo de verificar a situação atual da barragem, para que as cobranças de melhorias sejam encaminhadas para a regional da Embasa, no município de Itaberaba.

O abastecimento de água no município encontra-se cada vez mais insustentável. De acordo com nota técnica da Embasa, emitida em outubro de 2017, o sistema opera com um déficit de aproximadamente 23 m³/h e possui cerca de 1.429 economias ativas, abastecendo aproximadamente 5.000 habitantes.  A vazão para abastecimento é de 12 m³/h, com dois poços operando com vazão de 8m³/h, sendo a vazão inicial de projeto de 20m³/h, e uma captação de barragem de nível do riacho Pau Louro, operando com vazão média de 4m³/h, apresentando baixo nível com iminência de parar captação.

Infelizmente, em 2018 a situação continua a mesma e, de acordo com funcionários da Embasa local, uma vazão tão baixa não era esperada nesse período do ano, o que torna a situação ainda mais complicada, deixando o abastecimento, atualmente, com intervalo médio de dez dias.

Diante da situação crítica, o CONDEMA e a Secretaria de Meio Ambiente se uniram para fazer as cobranças de melhorias ao sistema. No entanto, é importante que a população também ajude a gestão municipal nesse processo e registre reclamações na Embasa, utilizando o número 0800 0555 195, para que tenha um retorno.

ASCOM | Prefeitura de Brotas de Macaúbas – Terra de Gente Feliz

 

COMPARTILHAR