Brotas de Macaúbas – Realização da Conferência Inicial do Plano Municipal de Saneamento Básico

Na manhã de 31 de janeiro, a Prefeitura Municipal de Brotas de Macaúbas em parceria com a FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) e o IFBA (Instituto Federal da Bahia), por meio do Programa IFBA Saneando a Bahia (PISA), realizou a Conferência Inicial para o início da elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) no município.

O objetivo da conferência foi apresentar as ações para implementação da política municipal do Saneamento Básico, abordando as necessidades estruturais de saneamento tanto na sede quanto na zona rural. O PMSB compreende um período de atuação pelos próximos 20 anos, que de acordo a legislação precisa contemplar os quatro serviços básicos, sendo: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais.

Durante o encontro foi apresentada as etapas para construção do plano, o cronograma de ações que acontecerá em março dividido por regiões setoriais (Lagoa da Palha, Cocal, Feira Nova, Mata do Bom Jesus e Sede), onde será levantado um diagnóstico a partir das necessidades de cada localidade. Ainda na oportunidade foi apresentada a equipe técnica e os Comitês Executivo e de Coordenação, que são os responsáveis pela elaboração do documento junto à população.

O projeto tem a atenção especial e o total apoio do Prefeito Litercílio Júnior que fez questão de estar presente desde a oficina com os comitês, até a Conferência Inicial. Júnior agradeceu a todos e enfatizou a importância da participação social. “Este plano é uma peça importante para planejamento e captação de recursos, é construído hoje, olhando para o amanhã. Agradeço a cada um que está aqui presente, um momento rico para a vida de todos nós, participem das reuniões setoriais pois é fundamental para construir a cidadania”, conclui Júnior.

Presente no evento esteve o Prefeito Litercílio Júnior, Zenildo Alves (Funasa), Nadjena Miranda (Socióloga – Técnica Social do PISA), Jonatas Sodré (Engenheiro Sanitarista e Ambiental do PISA), João Paulo (Câmara de Vereadores), membros dos comitês representado por Tarciane Gomes e Ana Flávia e uma ampla presença da sociedade civil organizada, atingindo o objetivo principal da Conferência.

ASCOM | Prefeitura de Brotas de Macaúbas – Terra de Gente Feliz

COMPARTILHAR