Profissionais da saúde participam de capacitação sobre triagem neonatal

A Secretaria Municipal de Saúde de Brotas de Macaúbas promoveu nesta terça-feira (28), uma capacitação para os profissionais municipais de saúde, sobre triagem neonatal.

A capacitação aconteceu no Centro Paroquial, ministrada pela equipe da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae Salvador, instituição credenciada pelo Ministério da Saúde como serviço de Referência em Triagem Neonatal na Bahia. O objetivo foi capacitar e reforçar aos profissionais e conscientizá-los sobre a importância do teste do pezinho, reduzindo o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento de doenças que são descobertas a partir do teste.

De acordo a coordenação de atenção básica, mais de 40 profissionais foram capacitados, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que prestam serviço no município de Brotas de Macaúbas.

O que é o teste do pezinho?

É o nome popular dado a coleta de sangue no calcanhar realizada nos recém-nascidos para a identificação precoce de doenças metabólicas, genéticas e infecciosas que, quando tratadas precocemente possibilitam o desenvolvimento físico e mental adequado às crianças.

Por que fazer?

O Teste do Pezinho é obrigatório e deve ser realizado em, absolutamente, todos os recém-nascidos. Ele existe como um programa de saúde pública para prevenir as complicações e sintomas das doenças investigadas. As doenças investigadas são assintomáticas no período neonatal (0 a 28 dias de vida) e podem levar a deficiência mental ou afetar gravemente a saúde da criança. Tratadas a tempo, a chance de que a doença não leve a sequelas é muito grande melhorando assim a qualidade de vida dos casos confirmados e tratados.

Onde fazer?

O Teste do Pezinho pode ser feito nos Postos de Saúde (Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Saúde da Família) e Centros de Saúde. Essa rede de coleta do SUS conta com mais de 3 mil unidades distribuídas nos 417 municípios do Estado da Bahia

Doenças detectadas no exame

Atualmente está incluída a triagem das seguintes doenças:
Hipotireoidismo Congênito (HC), Fenilcetonúria (PKU), Doença Falciforme (DF), Aminoacidopatias (AA), Fibrose Cística (FC), Hiperplasia Adrenal Congênita (HAC) e Deficiência de Biotinidase (BIO).

Fonte: Apae Salvador

Prefeitura de Brotas de Macaúbas – Terra de Gente Feliz

COMPARTILHAR