Audiência pública avalia a educação municipal

Discutir, pensar e criar mecanismos e formas para a melhoria da educação no município de Brotas de Macaúbas é o objetivo central da Audiência Pública sobre o Processo de Monitoramento do Plano Municipal de Educação – PME 2020/2021 realizada na manhã desta quarta-feira, 20 de outubro, no auditório da Câmara Municipal. O evento foi aberto pela secretária da Educação, Gislene Leite que explanou sobre a importância da participação de todos – Prefeitura e sociedade civil – na construção de um ensino cada vez melhor para os estudantes brotenses.

Ela destacou as dificuldades impostas nesse tempo de pandemia da Covid 19, que mostrou novas metas e desafios, sendo de grande aprendizado. A coordenadora Gisleane Rodrigues Barbosa fez uma explanação abrangente, apresentando as 20 metas e indicadores do PME 2015-2024, contextualizando as medidas que o município vem fazendo para a realização de cada estratégia e, consequentemente, o alcance da meta. Ela também convocou a todos para que dessem a sua contribuição para novos ajustes ao Plano Municipal de Educação.

Além das duas educadoras, participaram da audiência pública o presidente da Câmara Municipal, vereador Johnson Sodré, secretários municipais, funcionários públicos e representantes da sociedade civil, do Sintraf, além dos Conselhos de Alimentação Escolas (CAR), Conselho Municipal de Educação (CMF) E Fundeb. O evento foi transmitido na internet para que a população também participasse de forma virtual.

O PNE – Instituído pela Lei nº 13.005/2014, o Plano Nacional de Educação (PNE) determina a elaboração ou adequação dos planos estaduais, distrital e municipais de educação em consonância com o texto nacional. Nesse movimento, Brotas de Macaúbas promoveu a articulação, coordenada pela Secretaria e seu grupo colaborativo, liderado pela coordenadora Gisleane Barbosa, que está à frente desse monitoramento e avaliação.

Como disse a secretária Gislene Leite, “o PME é o principal instrumento norteador da política educacional do município, com vistas ao alcance de patamares adequados de qualidade e equidade na educação”. Para ela, “o PME de Brotas de Macaúbas ressalta a necessidade de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, com o envolvimento das instâncias responsáveis e a devida mobilização sociais”.