Começa a campanha de vacinação contra a aftosa

A segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa este ano terá início nesta segunda-feira (dia 1º) e vai até o dia 30 de novembro. Nesta etapa, deverão ser vacinados os animais de 0 a 24 meses.

Os produtores de gado brotenses estão sendo convocados pela Secretaria da Agricultura para fazer parte de mais essa campanha contra a aftosa, chamando a atenção que esse prazo de 30 dias é para a compra de vacina. Informa também que as notas fiscais devem entregues no escritório da ADAB, que funciona no prédio da Secretaria da Agricultura, Praça Dr. João Borges, nº 425.

Os animais –acima de dois anos – que não estão na faixa etária da campanha também devem ser declarados pelos produtores. Na campanha, a Secretaria chama atenção para que os animais sejam vacinados corretamente, para que os produtores mantenham a produtividade em dia.

ÁREA LIVRE

A Bahia possui certificação de Área Livre de Febre Aftosa com Vacinação, sendo um dos estados pioneiros no combate à enfermidade. A Agência Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), em sintonia com as normas da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), atua para assegurar o bem-estar e a sanidade animal, promovendo o controle dos riscos em toda cadeia alimentar. 

A ADAB é responsável por conduzir uma política de saúde animal no estado através de ações essenciais à vacinação, a fim de ampliar a possibilidade de liberação da vacinação total do rebanho no estado.