Brotas de Macaúbas realiza IV Conferência de Saúde

A Prefeitura de Brotas de Macaúbas, através da Secretaria da Saúde, realiza nesta terça-feira, 7 de dezembro, a IV Conferência Municipal da Saúde. Em razão da pandemia da Covid 19, o encontro será na Câmara Municipal e acontecerá revestido de todos os cuidados sanitários, com transmissão ao vivo pelas redes sociais.

A Conferência que este ano tem como tema “O SUS que queremos – desafios de hoje e perspectivas do amanhã pós-pandemia da Covid 19” é uma iniciativa do Conselho Municipal de Saúde. Trata-se evento em que a sociedade avalia a situação de saúde, elabora e prioriza propostas que serão diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis municipal, estadual e nacional.

As propostas da IV Conferência Municipal da Saúde serão observadas nas diretrizes do Plano Plurianual (PPA) e dos Planos Municipais, Estaduais e Nacional de Saúde.

Em um cenário marcado pela pandemia da Covid -19 e pelas necessárias medidas de distanciamento social, que estamos vivendo será limitada a participação do público, seguindo normas nacionais e internacionais de segurança sanitária e epidemiológica vigentes.

Entre seus objetivos, a Conferência busca garantir a saúde como direito humano, reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS, a sua universalidade, integralidade e equidade, com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais, fortalecendo a participação e o controle social em defesa do SUS.

Para a secretária municipal de Saúde, Giovana Braga Castro, o momento é de grande importância para Brotas de Macaúbas, uma vez que teremos a oportunidade de “confirmar o certo, consertar o errado e construir o novo”.