Prefeito debate sobre reajuste com professores

O prefeito Antônio Kleber encontrou-se na segunda-feira, 25 de julho, com professores e professoras da rede municipal de ensino em Brotas de Macaúbas para dar a sua posição oficial sobre a questão do aumento salarial da categoria. Reunidos no salão de reuniões da Escola Nossa Senhora de Brotas, os profissionais ouviram do prefeito que nunca foi contrário a concessão do reajuste de 33,24% determinado pelo governo federal.

“Pelo contrário, sempre estive do lado dessa categoria em todos os meus mandatos, cumprindo sempre a lei no que toca a promover reajustes, conceder abonos e outros benefícios”. No momento, diante da dificuldade encontrada pela Prefeitura para cumprir essa demanda, foi proposto um reajuste de 15%, a partir de julho, retroativo a janeiro e, em seguida, promover encontros para adotar um ou mais aumentos, de acordo com a melhora da situação financeira do município, disse Antônio Kleber.

Na reunião, da qual participaram representantes do SindBrotas, a secretária da Educação, Gislene Leite, traçou um panorama da realidade no município, que vem perdendo alunos e, só nos últimos dez anos, contabiliza um decréscimo de cerca de 800 estudantes, o que acaba refletindo nos recursos recebidos do Fundeb. Falou ainda da necessidade de uma reestruturação que restabeleça os desvios verificados, como salas de aula com menos alunos que o exigido e a sobra de professores em determinadas regiões, bem diferente do que acontece na região do Cocal, onde faltam professores

Deste fevereiro a gestão tem buscado alternativas para resolver a questão, realizando encontros e reuniões com a representação sindical e também na Câmara dos Vereadores. Foram apresentados os números que comprovam a impossibilidade dos 33,24% de reajuste nesse momento e apresentada a proposta de um aumento de 15%, com o qual nenhum professor ficará com o salário abaixo do piso estabelecido por lei.

Os professores presentes ao encontro foram praticamente unânimes em aprovar esse diálogo aberto com o prefeito.