Maratona dos Cristais celebra os 145 anos de nossa emancipação

No dia em que celebra os 145 anos de emancipação política, 16 de julho, Brotas de Macaúbas será palco da Maratona dos Cristas, um dos principais eventos do ciclismo na Bahia. Realizado ela Prefeitura Municipal em parceria com a Associação Brotense de Ciclistas e Federação Baiana de Ciclismo, a competição reunirá atletas de diversas cidades da Bahia e vai contar pontos para o ranking baiano.

Há grande expectativa pela edição 2023 da Maratona dos Cristais, com a participação de alguns atletas destacados nas diversas categorias da prova, inclusive daqueles que defenderão o nome de Brotas de Macaúbas, o que com certeza trará muitas emoções ao público presente.

ATLETAS BROTENSES

Entre os atletas da terra, o destaque vai para Felipe Gabriel, na categoria Júnior, ele que se destaca em todas as provas que participa. Outro brotense a se sobressair, o supercampeão Sivaldo Lopes, mesmo representando a cidade de Ibotirama, tem torcida local e vai em busca dos primeiros lugares.

A Maratona dos Cristais conta com vasta lista de patrocinadores e traz este ano uma das trilhas mais técnicas do Circuito Baiano, possibilitando aos atletas a passagem por lugar histórico, podendo, inclusive, contemplar lugares paradisíacos, a exemplo da Santa Marina e do Lajedo. Os competidores passarão pelo povoado de Buriti Cristalino que, nos anos de 1971, foi palco da caçada aos guerrilheiros Carlos Lamarca e Zequinha Barreto e local onde morreram Otoniel Barreto e o professor Santa Bárbara.