Conferência debate a Assistência Social

“Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que Queremos” foi o tema abordado na IX Conferência Municipal de Assistência Social, nesta quinta-feira, dia 13, na Câmara Municipal. O prefeito Antônio Kleber e o vice Orlando Rodrigues participaram da abertura do evento, ao lado da secretária de Assistência Social, Cleia Sodré. O vereador Carlon e a secretária de Saúde, Giovana, também prestigiaram o evento.

Organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o CMDCA contou com o apoio do CMAS que promoveu pré-conferências, iniciando o debate sobre os cinco eixos base, levando em consideração o financiamento do SUAS, controle social e participação popular, além dos planejamentos e projetos para melhoria do SUAS e a importância dos programas sociais. As comunidades de Lagoa do Capim e da Vila de Ouricuri do Ouro participaram desses encontros.

Na Conferência propriamente dita, além das propostas para execução pelas esferas municipal, estadual e federal, será realizada a eleição dos delegados que representarão Brotas de Macaúbas na etapa estadual. Após essa etapa da Conferência, será realizada ainda a etapa nacional. Para a secretária Cleia, “há dois anos, na última Conferência, estávamos em momento muito difícil durante a pandemia. Agora, estamos em tempo de reconstrução do SUAS, reorganizando os serviços e reforçando as ofertas de serviços”. Para ela, “as discussões são muito produtivas e vão nos ajudar a fortalecer as políticas públicas da Assistência Social”.