Festa do Divino muda tradição em tempos de pandemia

Maior e mais importante tradição cultural e religiosa do município de Brotas de Macaúbas, a Festa do Divino Espírito Santo, começa nesta sexta-feira, 14 de maio, em formato diferente por causa da pandemia da Covid 19. A Fincada do Mastro dá início aos festejos, seguido da primeira novena com a igreja seguindo todos os protocolos de distanciamento.
Pelo segundo ano consecutivo, essa que é uma das mais importantes festas religiosas e uma das mais antigas não se repetirá com pompa e circunstância tradicionais, por causa do coronavírus. Tanto o Imperador Dilson Almondes como a Capitã do Mastro Alzerina Lima ficaram impedidos não apenas de “correr a freguesia, visitando os morador”, como diz a estrofe da Ladainha das Esmolas, como promover outras atividades, para evitar aglomeração.

Novenas e leilões
Em 2021, a Festa do Divino, ou Pentecostes como diz a liturgia Católica, será nos dias 22 e 23 de maio. No sábado, 22, com a Cavalaria – chegada do Imperador com a Bandeira – e 23, com a missa solene, procissão e escolha dos novos comandantes da festa. O evento que começa neste dia 14 de maio terá novenas e apenas um dia de leilões. A Missa solene do domingo de Pentecostes será celebrada na presença de poucos fiéis.
Este ano, também não haverá a Cavalaria, que marca a entrada triunfal da Bandeira do Divino na sede da Paróquia, trazida pelo Imperador e pela Capitã e seguida por centenas de cavaleiros pelas ruas da cidade até a Igreja Matriz.
Ritual açoriano
Todo esse ritual remonta há mais de dois séculos e foi trazido que foi pelos primeiros desbravadores e garimpeiros cujas origens estão no Arquipélago de Açores, onde o Divino Espírito Santo tem características semelhantes às de nosso município.
Três celebrações
Depois de percorrer quase todo o município – hoje a Festa do Divino acontece de forma independente da Igreja Matriz com celebrações, além de Brotas, em duas outras duas comunidades que têm Imperadores e Capitães distintos (Novo Horizonte e Cocal, esta como sede de uma pré-Paróquia).

Tradição bicentenária
Em Brotas de Macaúbas, o povo guarda essa devoção ao Dia de Pentecostes há mais de dois séculos, desde que os primeiros descendentes de portugueses açorianos chegaram à região, atraídos pelos diamantes, ouro e outras pedras preciosas que brotavam fartos do chão cheio de dádivas. Não se sabe ao certo a origem da devoção no município, mas a mais antiga capela em louvor ao Divino fica na comunidade de Minas do Espírito Santo, que hoje pertence ao município de Barra do Mendes, desanexado de Brotas em 1958.
O mais provável é que os garimpeiros trouxeram a devoção no final século XVII. Em nossa região, a devoção cresceu principalmente entre as famílias Barreto, Rosa, Novais, Araújo, Farias, Fernandes, Espírito Santo, Ferro, Oliveira, Campos, Ribeiro, Martins, Sodré e outras tantas, espalhando-se por toda a região.
Esmolas
A Festa de Pentecostes dura 50 dias de celebrações. Primeiro, o Imperador e a Capitã vão de casa em casa, levando a bandeira do Divino na tradicional Ladainha das Esmolas, arrecadando donativos para a realização dos festejos. Em cada lugar há muitas demonstrações de fé e a emoção sempre é o ponto alto da passagem da Bandeira Sagrada. São momentos especiais de encontro das pessoas que retornam às suas comunidades de origem para o reencontro com familiares e amigos.

LADAINHA DAS ESMOLAS

É chegada em vossa casa
Uma formosa bandeira (bis)
E nela vem retratada