Melhoramento genético via IATF beneficia rebanhos brotenses

A Prefeitura Municipal de Brotas de Macaúbas, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, informa a todos os produtores de bovinos, ovinos e caprinos, que irá disponibilizar doses de sêmen de reprodutores renomados para produção de corte e leite.

A IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo), é uma técnica que, por meio de aplicação de medicamentos em dias pré-determinados, promove a sincronização da ovulação das matrizes, possibilitando a inseminação artificial com boa taxa de fecundação, sem a necessidade da observação do cio natural.

Os produtores brotenses poderão, por meio do material genético de reprodutores de ponta, disponibilizado pela Secretaria de Agricultura e da IATF, inseminar as suas matrizes e melhorar a genética do seu rebanho, visando obtenção de produtos com maior taxa de conversão alimentar, consequentemente maior produtividade de carte e/ou leite.

Para mais informações, procure a secretaria de Agricultura na Praça Doutor João Borges, nº 425.

* As imagens que ilustram essa matéria são do procedimento de inseminação realizado no município de Brotas de Macaúbas no último fim de semana, onde 11 matrizes bovinas de raça leiteira foram inseminadas com sêmen de touros das raças holandeses e girolandos.