Conferência da Saúde acontece em Brotas de Macaúbas

O prefeito Antônio Kleber e o vice Orlando Rodrigues participaram nesta terça-feira, 7, da abertura da IV Conferência Municipal da Saúde, realizada na Câmara Municipal, cuja rede social transmitiu a solenidade. Realizado pela Secretaria da Saúde, através do Conselho Municipal de Saúde, o evento debateu sobre “O SUS que queremos – desafios de hoje e perspectivas do amanhã pós-pandemia da Covid 19”.

Ao lado do presidente da Câmara, vereador Johnson Sodré, o prefeito Antônio Kleber destacou que na atual gestão municipal, não existem privilégios e favorecimentos. E assegurou “digo com muita propriedade que atualmente nossa população não precisa de intermediários para realizar um exame ou uma consulta”. Mais adiante disse ser obrigação de quem atua no serviço público tratar bem as pessoas. Ele aproveitou o momento para conclamar a todos para não perder a oportunidade de buscar o melhor para a saúde de Brotas de Macaúbas.

Lembrou que a conferência é o momento para que a população possa ter vez e voz. Completado que “só será ouvida se ocupar os espaços e se posicionar num fórum de debates”. Desejou que se possa fomentar a qualidade na saúde em todas as etapas e modalidades. Tanto com a melhoria do acesso aos serviços pela população como pela qualidade das ações de modo que possamos atingir os melhores indicadores de saúde de nossa história.

Conclamou todos os brotenses, para, neste momento estamos concluindo a vacinação contra a Covid 19, cada qual faça a sua parte, principalmente com o surgimento de novas variantes dessa doença – agora a Ômicron. “Com a ajuda de todos estaremos retornando à normalidade dentro em breve. E concluiu: “a luta é grande, mas vamos vencê-la”.

A secretária de Saúde, Giovana Braga Castro destacou os eixos aqui abordados na conferência. O impacto a pandemia do Covid-19 nas redes de atenção; O fortalecimento da atenção especializada em parceria com a atenção primária à saúde, e a Vigilância em saúde no contexto atual.

BALANÇO DA SAÚDE EM 11 MESES

Ela aproveitou para fazer um balanço da saúde em 11 meses do governo municipal, apresentando números expressivos. Segundo disse, foram realizados 104 partos normais, 1.433 exames laboratoriais, 254 raio X, 220 ultrassons, 88 tomografias encaminhadas, 76 ressonância encaminhadas, 149 raio X com laudo, 150 cirurgias de cataratas encaminhadas, 50 consultas glaucoma encaminhadas a cada três meses,  544 exames diversos encaminhados.

Informou ainda que foram feitos rastreamentos da Covid-19 em todo município, onde houve testagem nas unidades de saúde e postos satélites, que também recebeu atendimentos médicos itinerantes. Explicou que a prioridade este ano foi levar a vacinação a toda população brotense, sabendo-se da expansão territorial do nosso município, pois como disse “a vacina é a esperança de dias melhores.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde fez a leitura do Regimento Interno da Conferência, que foi aprovado pelos presentes. Na sequência ocorreram os debates que contou com profissionais de todas as áreas de saúde, além de representantes da sociedade civil.