Prefeitura programa recuperação de estrada para janeiro

A Prefeitura de Brotas de Macaúbas assegurou nesta terça-feira, dia 14, que já está programado para o início de janeiro de 2022, as obras de recuperação da estrada que liga as comunidades do entorno do Parque Eólico à BR-242. Esse compromisso, inclusive, foi expresso em ofício à Associação dos Moradores da Comunidade de Sumidouro no último dia 10.

Surpreende a interdição da via, ocorrida nesta terça-feira, dia 14, uma vez que o compromisso da recuperação já foi informado à comunidade. O prefeito Antônio Kleber informou sobre os contatos constantes com a Statkraft Energias Renováveis (eólica) para a recuperação da referida estrada. À população, assegurou que serão priorizados os trechos que ligam o povoado de Cocal ao povoado de Perdidos e entre Sumidouro e a BR-242.

Em encontro virtual do dia 9, participaram, além do prefeito, o chefe de Gabinete Genilson Miranda, o secretário de Transportes, Aldo Arcanjo e o secretário do Meio Ambiente, Carlos Jorge. Como representantes da Statkraft, estiveram Aline Ohira, Bianca Barros, Diego Bragé e Rodrigo Barbosa, além da vereadora Ivone de Jesus, que protocolou o ofício enviado pelo prefeito na Associação..

A possibilidade da interdição da estrada vicinal já era do conhecimento de todos e acontece quando as articulações para a solução do problema já estavam iniciadas. A ameaça dos manifestantes de que vão esperar o comparecimento das autoridades municipais para negociar não é um argumento, uma vez que o Oficio Municipal registra essa negociação. E muito além, firma um compromisso de fazer o trabalho e a data para o seu início.

Sobre a interdição da estrada, a Prefeitura tomará as medidas legais, para garantir os direitos da população de ir e vir. Acredita que com esse tipo de movimento, o cronograma de obras poderá ser comprometido. Os trabalhos de recuperação desta estrada envolvem três municípios – além de Brotas de Macaúbas, Ibitiara e Seabra.

A recuperação desta via já foi motivo de várias reuniões, inclusive com representantes da população (na foto desta reportagem, encontro na Câmara). Inclusive também foi solicitada ao governo do estado, em pleito feito pelo prefeito Antônio Kleber junto ao secretário da Infraestrutura, Marcus Cavalcanti.