Festa Religiosa do Divino volta após dois anos

Depois de dois anos suspensa, por causa da pandemia da Covid-19, a tradicional festa do Divino Espírito Santo em Brotas de Macaúbas vai acontecer neste ano de 2022. O evento foi liberado pelo prefeito Antônio Kleber após análise das autoridades sanitárias do município.

Para sua realização a Igreja Católica se compromete a cumprir todos os protocolos exigidos, iniciando já com a realização da Bandeira, a partir do domingo de Páscoa. Em reunião com o padre Ueliton Matos, o imperador Dilson Almondes, a capitã Alzerina Lima e o Comitê da Covid-19 ficou acertada a retomada dos festejos religiosos do Divino Espírito Santo.

TRADIÇÃO DO POVO

Em 2022, a Festa do Divino, ou Pentecostes como diz a liturgia Católica, será nos dias 27 de maio a 5 de junho, estando programados todos os eventos religiosos. Desde as novenas, a Fincada do Mastro, Cavalaria e a cantada da Bandeira. Junto com a missa solene e procissão, todo esse ritual remonta de mais de dois séculos, desde que foi trazido que foi pelos primeiros desbravadores e garimpeiros cujas origens estão no Arquipélago de Açores, onde o Divino Espírito Santo tem características semelhantes às de nosso município.

A Festa de Pentecostes dura 50 dias de celebrações. Primeiro, o Imperador e a Capitã vão de casa em casa, levando a Bandeira do Divino com a tradicional Ladainha das Esmolas, arrecadando donativos para a realização dos festejos, sempre animada com o toque de sanfoneiros da região. Em cada lugar há muitas demonstrações de fé e a emoção sempre é o ponto alto da passagem da Bandeira Sagrada. São momentos especiais de encontro das pessoas que retornam às suas comunidades de origem para o reencontro com familiares e amigos.

Depois de percorrer quase todo o município, o ritual das Esmolas chega à sede do município para cerca de dez dias de visita às casas. Prepara-se o povo para os momentos culminantes dos festejos de Pentecostes: no primeiro dia da novena, a Fincada do Mastro, anunciando os festejos, seguido por nove missas, até a celebração principal, procissão e escolha dos novos Imperador e Capitão, no domingo. Na véspera, sábado, a Cavalaria traz a Bandeira.

BICENTENÁRIA

Em Brotas de Macaúbas, o povo guarda essa devoção ao Dia de Pentecostes há mais de dois séculos, desde que os primeiros descendentes de portugueses açorianos chegaram à região, atraídos pelos diamantes, ouro e outras pedras preciosas que brotavam fartos do chão cheio de dádivas.

Não se sabe ao certo a origem da devoção no município, mas a mais antiga capela em louvor ao Divino fica na comunidade de Minas do Espírito Santo, que hoje pertence ao município de Barra do Mendes, desanexado de Brotas de Macaúbas em 1958. O mais provável é que os garimpeiros trouxeram a devoção no final século XVII.