Começa a vacinação contra a gripe e sarampo

A Prefeitura de Brotas de Macaúbas, através da Secretaria de Saúde, iniciou nesta semana a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza e também contra o sarampo. Nessa primeira fase – de 5 a 30 – podem ser imunizados contra a gripe idosos a partir de 60 anos e trabalhadores da saúde. A vacina será aplicada em todos os postos de saúde e as pessoas devem levar suas carteiras de vacinação.

Contra o sarampo a campanha começou na segunda-feira, dia 2 e vai até 3 de junho, tendo as crianças com público central.

A campanha da vacinação contra a gripe terá duas etapas, com meta de vacinar 100% do público alvo. De 2 a 3 de junho serão vacinadas crianças de seis meses e menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com morbidades e deficiências permanentes, além de caminhoneiros também integram a segunda fase da vacina.

Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde orienta ainda que a população para que permaneça atenta à vacinação contra a Covid-19 para crianças, uma vez que coincide com a imunização contra a gripe.

O ideal é de que a aplicação de doses contra o coronavírus seja priorizada. As crianças que forem vacinadas contra a Covid-19 devem esperar um intervalo de 15 dias entre a aplicação das doses. No caso dos adultos, não há necessidade de aguardar o prazo.