Roda de conversa debate sobre autismo

Através da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Brotas de Macaúbas realizou na segunda-feira, dia 11, uma roda de conversa onde o autismo foi o assunto principal. O evento foi dirigido pela médica neuropediatra Dra. Águeda e contou com a participação da psicóloga Dra. Jeyde e da fonoaudióloga Dra. Elivania, reunindo pais de autistas e monitores. Também participaram diretores e professores das escolas do município.

O autismo é o nome técnico oficial do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Trata-se de condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito ou hiperfoco e movimentos repetitivos).

Não existe apenas um tipo de autismo, mas muitos subtipos desse transtorno que, por ser muito abrangente usa-se o termo espectro diante dos vários níveis de suporte que necessitam. Há desde pessoas com outras doenças e condições associadas (coocorrências), como deficiência intelectual e epilepsia, até pessoas independentes, com vida comum, algumas nem sabem que são autistas, pois jamais tiveram diagnóstico