Criança e adolescente têm Conferência

As apresentações culturais dos alunos de serviço de Convivência do Cras, do Balé do Instituto Água Viva e dos estudantes da Escola Nossa Senhora de Brotas marcaram nesta quinta-feira, 10, a abertura da II Conferência dos Diretos da Criança e do Adolescente em Brotas de Macaúbas. O evento acontece na Câmara Municipal, com a presença do prefeito Antônio Kleber e o vice Orlando Rodrigues.

Este ano, o tema escolhido é “a situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”. A palestrante central da Conferência, Sandra Neves Silva Lima, falou sobre as conquistas legais das crianças e adolescentes, traçando um paralelo sobre a atualidade e a triste realidade antes da promulgação do Estatuto da Criação do Adolescente.

Em sua mensagem, o prefeito Antônio Kleber disse buscar “trazer ao nosso município o compromisso para a prática de melhores políticas públicas. “Crianças e adolescentes precisam de atenção, precisam ser ouvidos. Eles têm um poder de percepção de mundo diferenciado.  Precisam ser inseridos nos espaços de discussão para que se desenvolvam e se tornem preparados para o futuro. Com isso, terão garantias de direitos e deveres que lhes são observados”.

A secretária de Assistência Social, Cleia Alcântara fez a abertura oficial da Conferência ao lado da presidente do Conselho Municipal, Ludmila Pereira de Oliveira. Teve as presenças do vereador Carlon Acântara, padre Uéliton, pastor Jefferson e da representante das criança e adolescentes, a estudante Júlia, além dos conselheiros tutelares, representados na mesa por Cláudia Sodré Pereira.

Esta II Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente teve o regimento interno apresentado por July Aparecida e movimentou o Salão de Reuniões da Câmara de Vereadores que ficou superlotado, com a presença de muitos adolescentes e crianças. Educadores, secretários municipais, dirigentes públicos e representantes da sociedade civil também prestigiaram a Conferência.