Brotas vacina as primeiras pessoas contra a Covid-19

A vacina contra a Covid-19 já está em Brotas de Macaúbas. O município recebeu nesta terça-feira (19) as primeiras 115 doses, que inicialmente serão aplicadas em trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia. As vacinas foram trazidas da cidade de Ibotirama pelo enfermeiro Gilvan Filho, nomeado coordenador da Vigilância Epidemiológica e Sanitária do município.

Encaminhadas pelo Ministério da Saúde na segunda-feira (18), as vacinas foram distribuídas hoje pelo Governo do Estado a todos os municípios baianos. O prefeito Antônio Kleber e a secretária Municipal de Saúde, Giovana Castro, receberam as vacinas, que chegaram por meio de escolta da Polícia Militar, no PSF José Barbosa Campos, no Parque das Árvores, Sede do município.

Pouco depois das 17h, o prefeito Antônio Kleber, que é médico, relatou que as vacinas são a “esperança para salvar vidas”, e aplicou as primeiras doses em três trabalhadores da área de saúde e que atuam na linha de frente do combate à pandemia no município. A enfermeira Munique Portela, do Samu, foi a primeira a ser vacinada, seguida da técnica em enfermagem Bernadete e da odontóloga Dayane Hill. A segunda dose será aplicada em 28 dias.

EM TEMPO RECORDE

Com menos de 20 dias à frente da Prefeitura, o prefeito Antônio Kleber comemorou a elaboração do Plano Municipal de Vacinação – Covid-19. Realizado em tempo recorde, o plano atende as normas recomendadas pelo Ministério da Saúde, levando-se em conta a realidade do município. Foi um esforço coletivo, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, conforme destacou a secretária Giovana.

Para ela, Brotas de Macaúbas tem uma equipe capacitada e habilitada para cumprir todos os passos previstos no plano de vacinação, explicando que diante das poucas doses enviadas – apenas 115, serão priorizados os profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente no enfrentamento à pandemia.

Na sequência serão vacinados os idosos com mais de 75 anos de idade, conforme detalha a primeira fase do plano.

SEM CORRERIA

É importante destacar que não será necessária correria até as unidades de saúde, uma vez que os agentes Comunitários de Saúde (ACS) têm o mapeamento dos moradores, por faixa etária.

Na segunda fase do plano serão imunizados idosos com idade em 60 e 74 anos.

Na terceira fase será a vez das pessoas com comorbidades crônicas, transplantados e obesidade.

Na quarta fase será a vez dos trabalhadores de educação, pessoas com deficiência severa, membros das forças e salvamento, funcionários do sistema de privação de liberdade, trabalhadores do transporte coletivo, transportadores rodoviários de carga e população privada de liberdade.