Nova onda da Covid 19 atinge Brotas de Macaúbas

Depois de mais de 100 dias livre da doença, uma nova onda de casos positivos da Covid 19 atinge o município de Brotas de Macaúbas desde o último dia 7 de janeiro. Das três primeiras ocorrências o quadro evoluiu e na quinta-feira, dia 13, pelo menos 18 pessoas já testaram positivo através de testes realizados no Centro da Covid. Foram três casos dia 7, elevando para sete no dia 10. No dia 11 mais um caso foi identificado, subindo no dia seguinte para 13 e agora somando 18 com sintomas leves da doença.

A Covid 19 começa a cobrar a conta à população pela falta de cuidados nas festas de final de ano com muitas aglomerações e alerta para que todos redobrem os cuidados para, assim, evitar mais contaminações, inclusive da gripe e a nova flurona (Covid e gripe ao mesmo tempo). A maioria dos pacientes estão na Sede do município, incluindo aí um casal que veio passar as férias na cidade. Outro é da região do Cocal. Todos estão em isolamento domiciliar e com sintomas gripais leves.

CUIDADOS E VACINAS

A Secretaria Municipal de Saúde volta a chamar a atenção de toda a população para a nova onda de casos positivos no município e alerta para os cuidados que devem ser redobrados, inclusive por causa do surto de gripe das últimas semanas. É preciso redobrar a atenção, evitando-se aglomerações, higienizando as mãos com água e sabão, além do uso de álcool em gel e de máscaras.

As equipes da saúde continuam a campanha de vacinação, completando a aplicação da segunda dose e também da dose de reforço. Prepara-se também para vacinar as crianças de cinco a 11 anos, tão logo as vacinas para essa fase etária sejam disponibilizadas pelo governo.