Brotas perde filha ilustre

Brotas de Macaúbas perdeu nesta quarta-feira, dia 4 de janeiro, uma de suas filhas mais ilustres. A professora Agostina Campos Ribeiro Nunes deixará um legado de muito trabalho pela Educação em nosso município, ensinando seguidas turmas de alunos das mais diversas séries. Agostina nasceu no dia 29 de março de 1941, natural de Brotas de Macaúbas – Bahia, filha de Agostinho Antônio Ribeiro e de Filomena Campos Ribeiro. Iniciou seus estudos no estado de Minas Gerais, na cidade de Januária, viajando de caminhões, em cima de cargas e balsas. Formou-se professora no Colégio Santa Eufrásia, na cidade de Barra – Bahia.

Casou-se com Litercílio Nunes de Oliveira e, deste enlace, nasceram quatro filhos: Augusta Ercília, Litercílio Júnior, Marília e Eugênio.Agostina, ou professora Niná, como é conhecida, sempre viveu ocupada, criando uma vida que ela amava: esposa, mãe e avó exemplar, conduzindo sua família com carinho e fé, ensinando aos filhos a lutar diariamente para atingir seus sonhos.

Contribuiu ativamente para a educação brotense em todas as áreas e escolas, estando entre uma das primeiras educadoras da nossa amada cidade. Em seu histórico e, como educadora, foi uma das que aboliu a palmatória e inseriu as atividades extracurriculares, brincando e fazendo exercícios com as turmas e alunos. Exerceu cargos de professora, diretora e secretária Municipal de Educação, dando o máximo de si com amor e dedicação, onde ensinou a beleza de aprender com maestria, a missão maior e mais nobre que é a de direcionar as inteligências jovens e prepará-los, mostrando a diversidades de escolhas para o futuro.

Mulher, mãe, avó, irmã, amiga e profissional deixa um legado, marcando-nos com suas palavras, ensinamentos, sua voz doce, seu sorriso sincero e aberto…Tudo isso faz parte da historia e de nossas vidas e será lembrado todos os dias.Nosso coração está destroçado e as lágrimas caem pelo rosto, quando chega à hora do adeus cheio de saudades.