Educação reforma escolas para volta às aulas

No ano do retorno às aulas presenciais, após a pandemia da Covid-19, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer reformou a rede de escolas em todo o município de Brotas de Macaúbas. O destaque vai para a Escola Municipal Dr. Otávio Mangabeira que ganhou projeto arquitetônico moderno, o que amplia a sua capacidade, melhorando o atendimento aos alunos e professores. O Otávio Mangabeira é a mais antiga escola brotense e as obras deverão ser concluídas neste 2023.

Além da parte física e estrutural das escolas, também a formação do quadro de professores e funcionários foi pensada, a partir da Jornada Pedagógica onde foi feita avaliação, diagnóstico, planejamento da retomada das aulas presenciais, gestão de sala de aula, desenvolvimento das competências sócio emocionais, além da matriz de referência do ano letivo, acolhimento dos estudantes para aumentar o engajamento e a articulação das práticas pedagógicas para garantir a aprendizagem e a permanência do aluno na escola.

A formação para professores e monitores que atuam em turmas com crianças especiais também buscou efetivar nas escolas uma prática de avaliação mais formativa e inclusiva. Foi iniciada a formação para a apropriação do Plano Educacional Individualizado (PEI) – instrumento que propõe planejar e acompanhar o desenvolvimento de estudantes com deficiência, transtornos do espectro autista (TEA) e altas habilidades. Para o acompanhamento de crianças especiais na rede municipal, foi realizado levantamento e identificadas 54 crianças nessa situação, onde apenas 18 tem diagnostico. Para esse público, além do professor, há um monitor que auxilia o aluno no processo educacional. Os acompanhamentos pedagógicos ocorrem com frequência com o auxílio da psicóloga.

A educação em Brotas de Macaúbas também prioriza a agricultura familiar, de onde grande parte da merenda servida aos alunos da rede. Também apoia, com recursos e sessão de profissionais, a Efar – Escola Família Agrícola. Total apoio aos festejos tradicionais na Sede do município e nas diversas comunidades rurais foi dado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação, valorizando e incentivando as festas juninas tradicionais, fomentando a cultura no município. Apoio nas feiras culturais que fortalecem a agricultura familiar, participação da Copa Velho Chico Organizada pelo Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (CDS) Velho Chico.

Também apoiou a Maratona dos Cristais em sua 3ª edição, que trouxe a Brotas de Macaúbas grande número de ciclistas, movimentando a cidade no dia em que esta completava seus 144 anos de emancipação política. Organização e realização do Campeonato Municipal, integrando 20 times da Sede e de comunidades do seu entorno, além dos da região da Serra, reuniu atletas e povo em grandes momentos de confraternização desportiva. A educação, a cultura e o esporte continuarão como foco da atual gestão pública que levou fardamento novos kits à educação infantil.