Saúde brotense tem salto de qualidade

O município de Brotas de Macaúbas inicia do ano de 2023 com muito trabalho e a Prefeitura Municipal segue trabalhando para beneficiar toda a população brotense. A saúde deu um salto de qualidade em 2022 para melhor atender a quem precisa de socorro médico e nosso município que foi destaque, em toda região Oeste, na campanha de vacinação contra a Covid-19, por exemplo.

O ano de 2023 começa com a boa notícia de que os pacientes de hemodiálise passam a fazer o tratamento em Seabra, sem precisar se deslocar até Irecê ou Barreiras. Se em 2022, o atendimento médico à população brotense deu um salto de qualidade, neste ano continuaremos a oferecer especialidades médicas, a exemplo de pediatria, urologia e cardiologia.

Com o reforço no transporte e aquisição de novos veículos, foi possível o encaminhamento para tratamento fora do domicílio de pacientes de alta complexidade em oncologia, com o encaminhamento de 15 consultas, a partir e maio. Outros atendimentos foram realizados em Seabra, Irecê, Salvador e Barreiras, Ibotirama. Só entre estas das cidades foram agendadas 962 consultas, 700 exames, além de 139 cirurgias de catarata. Também foram feitas 116 cirurgias eletivas.

A Secretaria de Saúde comandou a reforma e requalificação, com pintura nova e aquisição de equipamentos, os quatro PSFs – Sede, Cocal, Feira Nova e Mata do Bom Jesus.Com uma equipe de sete médicos e 16 enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de 11 pessoas na administração e apoio, o Hospital Municipal atendeu a 10.600 pacientes em consulta, sendo feitas 1.200 eletrocardiogramas, 778 ultrassons, 393 raios X e 40 partos normais, entre muitos outros procedimentos. Foram também autorizados 2.698 exames de sangue.

Atendimento itinerante nas comunidades, programações coletivas evolvendo mulheres, homens, crianças e as campanhas de vacinação tiveram grande alcance. No caso da Covid, Brotas de Macaúbas foi um dos municípios com maior eficiência na aplicação da vacina na região Oeste do estado. Destaque-se também o combate ao aedes aegypti, vacinação de cães e gatos e mutirão de limpeza.

MAIS SAÚDE

Urologista faz a diferença do Cocal

Os eventos como a Feira da Saúde no Cocal, que permitiu a realização de 100 consultas urológicas, tiveram grande repercussão. De todo o município foram encaminhados material de 300 homens para exames de PSA. Destaque-se as campanhas do setembro amarelo, outubro rosa e novembro azul, dentre outras, além de participações nas escolas da rede pública, movimentando a saúde. Em 2022 as equipes do SAMU 192 receberam capacitação especial, o que ajudou nos 1.123 atendimentos somente de janeiro a novembro, com 224 deslocamentos para outras cidades.

Com foco da humanização, como determinação principal do prefeito Antônio Kleber, que é médico, a saúde em Brotas de Macaúbas aposta no trabalho de uma equipe bem capacitada, fazendo a diferença no cuidar e amparar as pessoas que precisam de socorro e atendimento médico. Como destaca a secretária Giovana Braga, muito foi feito nesses dois primeiros anos da gestão e continuaremos empenhados para que os brotenses tenham cada vez mais uma melhor saúde e atendimento.