Assistência Social para quem mais precisa

Quatro grandes momentos viveu a Assistência Social em Brotas de Macaúbas, que obteve grandes avanços no segundo ano desta gestão municipal. A abertura do Ponto de Atendimento do INSS para perícia de seus segurados, a reforma do prédio do Conselho Tutelar que voltou a funcionar na sua antiga casa, na Travessa Pedro Bastos, e os cursos de qualificação para 60 profissionais, realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai) e a Prefeitura Municipal foram o destaque. O ouro momento foi a realização da Conferência Municipal de Assistência Social pós pandemia da Covid-19.

Entre os muitos atendimentos, à população brotense, 2022 marcou a entrega de 469 cestas básicas; emissão de 184 Carteiras do Idoso; concedidos 105 auxílios funeral; 76 auxílios moradia; 302 auxílios viagem; 66 auxílios natalidade. Um total de 1.1018 benefícios eventuais foram concedidos.

Foram realizadas ainda 662 visitas domiciliares do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo – SCFV; 2.278 atendimentos particularizados; 9.409 atendimentos de pessoas no setor do Auxílio Brasil (Bolsa Família); 92 encaminhamentos para outras políticas públicas; 325 para o Cadastro Único.

No total, o atendimento pelo CAD Único direcionado ao Auxílio Brasil (Bolsa Família) chegou a 3.261 famílias, com atualização de 1.063 cadastros. Na região serrana do município aconteceu o Mutirão do Recadastramento do Cadastro Único.

Com relação à primeira infância foram feiras 3.834 visitas domiciliares. O desenvolvimento da campanha contra o abuso e exploração infantil – Maio laranja – destacou-se também. Na outra ponta, as atividades do Grupo de Idosos Reviver atenderam famílias na Sede e Nova Santana, tendo como objetivo trabalhar com palestras envolvendo temáticas diversas nas áreas de saúde, assistência social entre outras. Em Alvorada o público alvo foi o juvenil, enquanto no Cocal o atendimento focou nos adolescentes, igual público assistido na Lagoa Nova, Feira Nova e também na Sede.

Entre as muitas comemorações, destacamos o Dia das Crianças na Comunidade de Ouricuri do Ouro, palestras para conscientização sobre a violência contra a mulher; Campanha janeiro branco; criação programa renda mínima municipal; Dia internacional da Mulher; Dia Mundial do autismo – 2 de abril; Dia de luta contra a discriminação racial – 13 de maio. Também foram entregues kits natalidade na Semana do Bebê e a Campanha no Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiência.