População de Brotas de Macaúbas atinge 11.723

A população de Brotas de Macaúbas subiu para 11.723 pessoas, 1.006 a mais que o último levantamento feito pelo IBGE. Esses números constam do documento que marca o encerramento da coleta de dados do Censo demográfico 2022 e foram divulgados nesta quinta-feira, dia 11, pela equipe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em reunião na Câmara Municipal, da qual participou o prefeito Antônio Kleber e os vereadores Johnson Sodré e Laerto Sodré.

Secretários municipais Carlos Jorge (Obras e Meio Ambiente, Gislene Leite (Eduação) e Márcio Rodrigues (Administração), da primeira dama Cristina Sodré, além do padre Uéliton Matos e funcionários públicos participaram desse anúncio. A equipe do IBGE informou ainda que no dia 28 de junho será divulgado o resultado final, lembrando que esses números podem ainda ser alterados para mais.

O prefeito Antônio Kleber considerou como positivo o resultado preliminar do Censo, aguardando que esses números possam ser aumentados com a divulgação oficial, marcada pelo IBGE para o dia 28 de junho. Um dos fatores que provocaram o aumento da população em Brotas de Macaúbas, fato raro na maioria dos municípios da região, foi a mudança de comunidades – Santo André, São Pedro, Caboclo e Vereda – que deixaram Barra do Mendes sendo reanexados a Brotas.

A contagem realizada entre os moradores da comunidade de Boca das Palmeiras ainda não foi validada para nenhum dos municípios, lembrando que a população daquela localidade tem preferência por pertencer a Brotas de Macaúbas.

O Censo encontrou 4.251 domicílios ocupados no município, 1.357 casas sem moradores e 423 imóveis de empresas, além de outros 936 de uso ocasional. Informou também que a densidade populacional em nosso município caiu de 3,34 para 2,76 pessoas por residência.