Vibração marca a IV Maratona dos Cristais

Brotas de Macaúbas realizou no domingo, 16, a grande festa do ciclismo com a IV Maratona dos Cristais MTB. Organizada pela Associação Ciclística Brotense em Parceria da Prefeitura Municipal de Brotas de Macaúbas, a prova movimentou a cidade no dia dos 145 anos de emancipação política do município ao reunir atletas de diversos estados brasileiros. Dois percursos – o completo de 65 quilômetros e o reduzido de 35 quilômetros para algumas categorias – marcaram a competição que contou pontos para o ranking estadual.

Tanto a largada como a chegada aconteceram na Praça Dr. João Borges, ao lado da Igreja Matriz, onde foi instalada completa estrutura para a realização do evento, além da recepção de atletas, equipes, apoios e convidados.

INTERESSE E TRADIÇÃO

No local, a grande movimentação desde a véspera, quando houve o congresso técnico, mostrou o interesse cada vez maior pela prova brotense que ganha tradição. Às 8h em ponto do domingo aconteceu a largada com muito entusiasmo dos competidores e das torcidas que aplaudiram e vibraram com os atletas participantes.

O prefeito Antônio Kleber e o vice-prefeito Orlando Rodrigues marcaram presença desde o início da competição, participando, ao final, da entrega dos troféus aos vencedores nas diferentes categorias da competição. A maioria dos atletas elogiou a organização da Maratona, destacando a beleza da cidade e do percurso, além da receptividade da população brotense.

Entre os competidores, o destaque foi o jovem talento brotense, Felipe Gabriel, na categoria Júnior, que prometeu completar o percurso em 1h15 minutos e chegou em primeiro lugar em 1h13. Outro grande nome, o supercampeão Sivaldo Lopes, representou a cidade de Ibotirama, mas tem origens em Brotas de Macaúbas uma vez que sua família é da comunidade de Lagoa Nova.